O primeiro contato do Mestre Maurão com o mundo da capoeira foi através de seu Pai, criado no interior da Bahia contava muitas historias sobre a capoeira e famosos capoeiristas, isso o fascinou.
Posteriormente, ainda criança, presenciou uma roda de capoeira na baixada Santista, que veio a reforçar mais ainda seu desejo de ser capoeirista. Em 1979, começou a treinar em Santo André/SP, no Grupo Nova Luanda do Mestre Valdenor, onde se formou no ano de 1985. Na adolescência, Mestre Maurão teve contato com o Lendário Mestre Caiçara (Bahia) através de Dona Carmem; ela tinha um terreiro de Candomblé, onde o mestre ia tocar atabaque e comer as comidas que adorava.
Dona Carmem era amiga de Mestre Caiçara, pela ordem do Candomblé, assim, quando estava com quinze anos de idade, Mestre Maurão trabalhando no Banco Econômico, ganhou uma passagem para a Bahia como gratificação por seu excelente rendimento no trabalho, levando de Dona Carmem uma carta para Mestre Caiçara em Salvador, tendo a oportunidade de reencontrá-lo quando adulto.
Muitos Mestres tiveram uma grande influência em sua trajetória, mas, em especial estão: Seu Mestre Valdenor dos Santos, responsável por sua formação e Mestre Canhão (Discípulo de Mestre Bimba) que o auxiliou e orientou em sua profissionalização como capoeirista. Mestre Maurão participou na década de 80 de vários campeonatos onde consagrou-se Tri-Campeão Brasileiro (consecutivo), foi 14 anos Campeão Paulista.
Na década de 90 morou na Inglaterra e frequentou a famosa Roda da Praça da República em São Paulo, considerada como uma das rodas de capoeira mais tradicionais do mundo pelo fato de juntar vários capoeiristas de diversas partes do Brasil e exterior. Após essa época sentiu a necessidade da realização de um trabalho voltado para o âmbito social, com comunidades carentes, levando a oportunidade de desenvolvimento e ascensão que obteve através da capoeira.
Mestre Maurão adquiriu um grande respeito não só da comunidade capoeirística, mas, também conquistou grandes amigos pelo ótimo trabalho que vêm desenvolvendo no meio artístico como no samba. Vivências e fatos que o levaram a ser internacionalmente conhecido como um grande atleta da Capoeira e um grande respeitador da Cultura Afro-Brasileira.