sexta-feira, 8 de abril de 2011

Oficina de Capoeira na Casa Brasil - Projeto Tabor

           O Tabor, localiza-se na Avenida Voluntários da Pátria, 2552, bairro Marcílio Dias, na cidade de Porto Alegre/RS. É financiado pelo programa Petrobras Comunidades com o apoio da Ong Moradia e Cidadania.
            Funciona como um Serviço de Apoio Sócio Educativo (SASE) conforme o previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no artigo 90 desta lei, como uma medida de proteção, sendo aplicado quando os direitos das crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados, seja por ação ou omissão do Estado, dos pais ou responsáveis ou por sua própria conduta. Assim ele é um serviço dirigido a crianças e adolescentes, em turno inverso ao da escola, onde são desenvolvidas atividades voltadas à garantia de direitos, promoção, proteção, desenvolvimento e socialização, tendo como intercomplementariedade, propostas de ações com a família, escola e comunidade.
            O nome Tabor origina-se de uma palavra turca que significa “acampamento fortificado”, e é assim que desejamos que nossas crianças vejam esse espaço, como um local seguro, de proteção, cuidado e amor.
A Moradia e Cidadania apoia diversas Organizações da Sociedade Civil e em 2005 inicia a implementação do Projeto Casa Brasil, que tem o propósito de oferecer à comunidade de baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um espaço destinado à convergência das ações nas áreas de inclusão digital, social e cultural, geração de trabalho e renda, ampliação da cidadania, popularização da ciência e da arte.

            O Projeto Casa Brasil abriu suas portas em janeiro de 2008 e vem atendendo a comunidade com uma seriedade e transparência, que a cada dia aumenta seu atendimento e tem o reconhecimento do público/comunidade. 
           O Tabor com crianças e adolescentes, integrantes da Casa Brasil – Unidade Porto Alegre. Iniciou em 2009, a partir do edital Petrobras Comunidades, este projeto surgiu atendendo à demanda da comunidade do Bairro Marcilio Dias e comunidades vizinhas.
            Atualmente o Tabor, oferece atendimento sócio educativo a crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, por meio de um programa político pedagógico que atende as normativas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA de Porto Alegre, com atividades esportivas; visitas a espaços culturais; teatro, cinema e música, além de Oficinas de Informática, Convivência, Letramento, Psicopedagógica, Kirigami, Musicalização, Biodança, Capoeira, e Contação de História.
Este projeto, além de atender diretamente as crianças e adolescentes, vem fortalecendo o elo com a comunidade e proporcionando aos pais responsáveis conhecer a Casa Brasil e participar de várias oportunidades de desenvolvimento, inclusive as atividades de promoção da geração de trabalho e renda.
Bate papo com a turma da tarde

Roda com os alunos da tarde

Oficina de Capoeira

            Fundamentada em um estilo contemporâneo, respeita os diferentes gostos (capoeira angola e regional), tornando-se mais abrangente e aceito em nosso contexto.
            Objetivamos:
·      Criar e desenvolver nos alunos o espírito de grupo e de união;
·      Fomentar o sentimento de amizade e lealdade entre o grupo;
·      Valorizar as potencialidades do indivíduo enquanto ser social, integrando-o ao grupo e a comunidade;
·      Divulgar e difundir a arte da capoeira para a comunidade;
·      Informar sobre origem e a história da capoeira, dentro do contexto social, traçando paralelo com a história do Brasil;
·      Resgatar os princípios fundamentais da capoeira, preservá-los e divulgá-los de maneira clara, enfatizando as tradições e ritualística;
·      Ensinar a técnica dos movimentos de forma que possam vir a praticá-la de maneira criativa e prazerosa.

            Na oficina são trabalhadas as grandes sinergias musculares e as qualidades físicas em geral, principalmente a coordenação motora, equilíbrio, ritmo e flexibilidade, produção do movimento em progressão pedagógica acompanhado de explicações sobre a técnica, outra estratégia utilizada é a participação e integração de alunos de outros grupos seguindo a proposta Vygotskyana de aprendizagem (Zona de desenvolvimento Proximal).
            Uma das dificuldades encontradas são os recursos para uniformes, instrumentos, e a realização do batizado e trocas de graduação.





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